Mercado de Ações: Saiba quando e como investir

Advertisements

Comprar e vender ações de empresas

Comprar e vender ações de empresas não é investimento para qualquer um e embora esteja aberto para todos os cidadãos, antes de colocar seu dinheiro nesse mercado o investidor precisa saber que existem riscos e estar disposto a assumi-los.

Logo, se você tem um perfil conservador e não lida bem com perdas, esse pode não ser melhor caminho a ser seguido.

Por outro lado, se você concorda que para conseguir ganhos maiores é preciso correr riscos proporcionais, então está no lugar certo!

Quando alguém decide tirar dinheiro do bolso e colocar na caderneta de poupança, por exemplo, sabe que terá, ao final de determinado período, o valor que depositou acrescido de mais uma quantia (que pode ser até menor que a inflação do período) previsível.

Embora em todo e qualquer investimento sempre exista um grau de risco, as regulações oferecem garantias que minimizam as possibilidades de perdas, especialmente quando se fala de valores pequenos.

Lucro é diretamente ligado ao risco

Ao optar por realizar um investimento nas bolsa de valores, não há salvaguardas. Sequer se pode afirmar que ao final de um espaço de tempo preestabelecido o valor usado para comprar pedaços de uma ou de várias empresas será recuperado. É possível que o investidor fique com menos dinheiro do que tinha.

O que torna o investimento no mercado de ações interessante é a possibilidade de altos ganhos. Ao longo dos anos já foram registrados faturamentos expressivos com o crescimento de pequenas empresas que se tornaram gigantes e fizeram milionários.

Isso não acontece com investimentos que são atrelados às taxas de juros, pois elas estabelecem um teto para os lucros.

A capacidade de gerar lucro está diretamente relacionada com o risco da operação. Quanto menor o risco que se corre, menor é a chance de se obter ganhos expressivos.

Todavia, o investimento está mais protegido. Quando os perigos são maiores, existem mais chances de conseguir lucros gigantescos.

Contudo, a possibilidade de o dinheiro ser perdido também é significativamente maior.

Advertisements
Clique e conheça

Ações são lançadas para financiar empresas

As empresas essencialmente lançam ações no mercado como uma forma mais barata de financiar seu crescimento.

Em vez de tomar empréstimo junto às instituições financeiras, pelos quais seriam obrigadas a pagar juros, encontram pessoas que acreditam em seu sucesso. E, por isso, colocam seu dinheiro nessa empreitada.

Se essas pessoas estiverem certas e a companhia prosperar, serão recompensadas de duas maneiras.

Através de dividendos, que é a divisão dos lucros entre os acionistas, e também com o aumento do valor da empresa. Isso significa o crescimento do preço unitário da ação. Assim, quando o investidor decidir revender as ações que adquiriu, irá obter lucro.

Por isso costuma-se dizer que o investimento em ações é algo que se faz em longo prazo. Todavia, isso não é necessariamente verdade.

Para muitas pessoas esse tipo de investimento tem se tornado uma forma de ganhar dinheiro em curto prazo. Tornou-se, inclusive, uma forma de especular.

Compra-se e vende-se ações apostando-se em publicações de balanço, mudanças sazonais de mercado em relação a segmentos, anúncios de fusões e outros eventos que podem alterar de forma significativa o valor das empresas.

Esses investidores não estão interessados em colocar dinheiro nas ações visando financiar as operações das companhias e, se essas medidas derem certo, colher os frutos do sucesso das empresas.

Procuram oportunidades de comprar ações com o preço mais baixo possível e, no menor espaço de que puderem, vender pelo valor mais alto que conseguirem obtendo lucros expressivos.

Tanto no primeiro caso quanto no segundo existe a necessidade de conhecimento do mercado.

Porém, quando o investidor decidir obter ganhos imediatos com as ações, praticamente precisa dedicar uma grande quantidade de tempo a analisar balanços, acompanhar o noticiário e buscar informações sobre as empresas em que pretende investir e tem que tomar decisões rápidas.

Anterior

Advertisements

Deixe uma resposta