Tranquilidade e leveza, quem não quer?
Mas sempre há aqueles problemas que incomodam você, que às vezes o deixam estressado e desmotivado, e isso pode levar a alguns problemas mentais sérios!
Começando pela frase budista:
Sem paz interior, a paz exterior é impossível!
Geshe Kelsang Gyatso
Às vezes, o universo lança uma bola curva que você não esperava. Pode ser em um grande momento e se tornar um pequeno revés ou até mesmo uma mudança de vida. O fato é que o universo não se importa com nada nem com ninguém. Parece duro, eu sei, mas é a verdade. A vida é cheia de contratempos, mas eles só podem te machucar se você deixar. Se você optar por ignorar o que não está sob seu controle, a influência deles sobre você desaparecerá.
Eu sei que pode soar muito poético, e talvez até ridículo para você, mas não se engane, isso não é brincadeira e pode ajudá-lo. Na verdade, o estoicismo é o antigo precursor da TCC (Terapia Cognitiva Comportamental), uma ferramenta imensamente poderosa para combater doenças mentais modernas, como estresse, ansiedade, depressão e até abuso de substâncias.
Embora um estilo de vida completamente baseado no estoicismo não seja uma coisa fácil de alcançar, existem passos que você pode tomar para ajudá-lo a viver uma vida mais tranquila e leve. Aqui, darei alguns passos que parecem fáceis de fazer, mas não são. Haverá momentos na vida em que você falhará. O importante é reconhecer seus erros, aprender com eles e depois voltar para o caminho que você sabe que é o certo para você!
Seja sempre fiel a si mesmo e não minta.
Se não for verdade, não diga e nunca traia seus princípios. É fácil contar uma pequena mentira de vez em quando. “Qual é o problema? É apenas uma frase pequena e inofensiva, provavelmente será esquecida em uma semana…” Sim, pode ser, mas há alguém que nunca esquece, seu subconsciente. Essa parte de sua mente pode ser seu maior aliado ou seu pior inimigo. Epicteto disse melhor: “Contamos mentiras, mas é fácil mostrar que mentir é imoral”. (Enquirídio 52)
Realmente não precisa de mais explicações. Todos sabemos que mentir é errado. Às vezes mentimos para sair de uma situação desconfortável e dizemos a nós mesmos que estamos certos. Às vezes, mentimos para nosso chefe dando uma desculpa para um erro, para não sentirmos o peso de uma suposta punição.
Mas por que não ser honesto? Qual o pior que pode acontecer? Duvido que você prejudique alguém importante para você se falar a verdade para alguém com quem se sente desconfortável, então por que continuar mentindo? Por que manter a outra pessoa na ignorância e continuar se sentindo miserável? Existem apenas dois resultados que podem resultar dessa abordagem: a pessoa ouve você e tenta melhorar. Ou ele escolhe agir com amargura com você, com o qual você não precisa se preocupar com eles. Você não será capaz de agradar a todos, e descobrirá que, se tentar fazê-lo, todos podem gostar de você, mas você não vai gostar de si mesmo.
Por que mentir para seu chefe se é um erro que você cometeu? Por que você tenta tirar o fardo de sua responsabilidade com palavras? Se ele de alguma forma o pune mais severamente do que deveria, por que você não fala com ele? Há também apenas dois resultados que podem sair disso, se você pensar sobre isso. Ou ele te ouve e vê que você está certo, ou ele segue em frente com a punição e talvez até piore. E isso só mostraria que ele é uma pessoa amarga, e você não precisa se preocupar com ele. Se ele não pode aceitar nenhuma verdade, ele não está apto para uma posição de liderança, e o tempo resolverá esse problema.
Com o tempo, você naturalmente ganhará a confiança de todos ao seu redor. Todo mundo dá desculpas ou tenta encontrar um bode expiatório. Ninguém quer estar do outro lado da mira, mas somos humanos. Espera-se que cometamos erros e, quando os cometemos, pense consigo mesmo: Por que estou tentando desculpar algo que se espera da minha Natureza?
Uma pessoa honesta é muito rara hoje em dia, então por que não se tornar uma pessoa ainda mais valiosa?
O subconsciente compõe a maior parte da mente e, ao contrário da mente consciente da qual estamos no controle, pense no subconsciente como seu supercomputador interno adormecido. Ele registra tudo o que você diz, faz, ouve, vê, lê, prova, etc. Leva tudo o que você dá, então não é surpresa que, quando você continuar alimentando bons hábitos, ele se acostumará com eles (e você também o fará), mas quando você o alimenta com maus hábitos, isso pode trazer problemas.
Cometer esses erros ou “cair do vagão” também se encaixa nessa situação. Você comeu um bolo e está de dieta. Você tomou mais algumas cervejas quando disse que era o suficiente. Você disse que ia fazer a matéria X, ou deixar de fazer o mau hábito Y, mas caiu do cavalo.
Não estale o chicote em si mesmo. Isso não trará nada além de dor. Como eu disse, seu subconsciente registra tudo o que você dá a ele. Sêneca sugeriu a ideia de poder se perdoar, o que por sua vez será muito mais produtivo. Essa abordagem produz amor próprio e respeito. Ok, você cometeu um erro, aprenda com esse erro em vez de dizer a si mesmo o quão ruim você é. Uma simples mudança na maneira como você se sente em relação a um revés pode ser a diferença de se sentir chateado e triste por ver o problema como um ponto de experiência e um trampolim para um novo você!
Não há necessidade de ser rude com os outros, os seres humanos são feitos para a cooperação.
Parece mais fácil dizer do que fazer, bem, é. É normal você se sentir irritado, até mesmo irritado quando alguém te maltrata, e você não deveria se envergonhar disso, desde que você não faça nenhuma loucura com eles, mas e se você desse a outra face? E se você fosse a melhor pessoa?
Ok, vamos fazer um pequeno exercício, tenha paciência comigo. Digamos que você teve um dia ruim no trabalho e, infelizmente, no caminho para casa, bateu seu carro contra o carro de outra pessoa. Ninguém se machucou, mas é sempre uma chatice. Você provavelmente está se perguntando como esse dia pode ficar pior, e se preparando para jogar na outra alma infeliz que agora tem o mesmo problema que você, mas em vez disso, ele fica calmo, nunca perde o sorriso que tem no rosto e ajuda você no melhor de suas habilidades.
O acidente foi culpa sua, mas ainda assim, ele entende que os humanos cometem erros e, quando ajudamos uns aos outros, podemos transformar esse enorme problema em um muito mais administrável. Não há necessidade de criar um bode expiatório quando temos o mesmo problema. Ajude as pessoas, seja gentil, os erros fazem parte da natureza humana. E agora eu te pergunto, você ainda poderia estar com raiva nessa situação?
Os humanos são feitos para a cooperação – foi assim que criamos cidades, desenvolvemos a civilização ao longo do tempo e passamos de homens das cavernas caçando mamutes e afastando tigres dente-de-sabre para uma rede mundial que foi capaz de colocar pessoas na Lua.
Isso não seria possível se um homem das cavernas não começasse a ajudar outro homem das cavernas a caçar e se defender, o que, por sua vez, ele aprendeu com ele e passou seu conhecimento, que sucessivamente até hoje, não teríamos conseguido nada e poderia muito bem ainda estar vivendo em cavernas.
Então, por que você ignora essa enorme rede da qual fazemos parte? Há apenas uma direção para nós e essa é para a frente. Para fazer isso, é muito mais fácil e sem esforço ajudar as pessoas ao longo do caminho, o que, por sua vez, ajudará e o impulsionará para frente, em vez de passar por cima de todas elas, se cansando e cobrindo muito pouco terreno no processo.
Comece a ver as coisas como elas realmente são. Digamos que você conheça mil pessoas, e qualquer uma dessas mil pessoas conheça mais mil. Essa maneira simples de pensar coloca você no centro de uma rede composta por um milhão de pessoas. Não é de surpreender que quando você ajuda alguém e é gentil com eles, você afeta positivamente muito dessa rede, você pode estar mudando a vida das pessoas sem saber, mas se você seguir o caminho da raiva e amargura em direção a alguém, você pode estar destruindo a vida das pessoas. vive sem você saber.
Bem, agora este é um ponto de vista completamente diferente agora, não é? Mas não pense que você destruiu vidas no passado, aprenda com isso e comece de novo, como Marco Aurélio disse: “Pense em si mesmo como morto. Você viveu sua vida. Agora pegue o que sobrou e viva bem.”
Isso não é algo que você começará a implementar da noite para o dia, levará tempo, mas você perceberá que quando começar a ser gentil com todos, as pessoas começarão a ser gentis com você. Nenhuma pessoa em sã consciência continua sendo rude com alguém que continua sendo gentil com eles. Essa grosseria não vai durar muito, mas se de alguma forma for bem, você não tem nada a ganhar fazendo a mesma coisa e se agravando. A paz de espírito é uma coisa muito valiosa.
Não deixe sua mente escravizar seu corpo
Isso anda de mãos dadas com o primeiro passo, sua mente pode ser sua maior aliada ou sua pior inimiga.
Estamos programados para perseguir o que acreditamos ser o certo para nós. A humanidade nunca foi feita para ficar ociosa, desde o início dos tempos somos um bando trabalhador, que agora se tornou passivo com as facilidades da sociedade e tecnologia modernas.
Mostre-me um homem que não seja um escravo. Um é escravo da luxúria, outro da ganância, outro da ambição, e todos os homens são escravos do medo.
Sêneca
Marco Aurélio também perguntou por que ele estava reclamando sobre o que se espera dele? Por que reclamar do que o destino quer dar a ele? É normal reclamar do trabalho, levantar para ir para aquele trabalho que você odeia, fazer aquela margem que você teme mas o dia não é só o trabalho e a margem, o dia também tem muito mais que isso.
Você não pode esperar que sua vida mude sem trabalhar duro, sem buscar o que você sabe que é certo para você e depois colher seus benefícios, às vezes se resume a acordar às 6 da manhã para ir à academia ou enviar e-mails, às vezes significa ficar acordado até tarde e passar os finais de semana no escritório, mas com tempo e esforço suficientes, você poderá colher os benefícios e ter uma vida muito mais tranquila e leve
Deixo-vos com um pequeno desafio: comecem a ir atrás do que andam guardando. Você sabe, aquela resolução de ano novo de se exercitar mais, aquele livro que você tem guardado na estante, ou até mesmo aquela busca pelo seu emprego dos sonhos.
Eu sei que parece assustador, sei que é difícil, mas também é muito gratificante, com o tempo você se sentirá muito mais realizado. Quando você começa a perseguir algo que considera significativo, seu cérebro agradece.
Mas não cometa o erro de ir TODO de uma vez. Comece devagar, uma vez por semana, depois duas, eventualmente fará parte de sua rotina e fazer isso uma hora por dia não parecerá uma tarefa árdua, parecerá natural. Mas lembre-se, descansar é tão importante, não se esqueça disso, não há necessidade… ou benefício para você se queimar. Quando sentir vontade de tirar uma folga, tire! Se você acha que mereceu, não se sinta culpado por isso, aproveite e depois volte!
Com tempo suficiente, pode até ser fácil para você acordar às 6 da manhã para fazer exercícios ou simplesmente começar o dia, você pode até desejar isso. Você começará a se sentir muito mais realizado quando começar a ver os resultados, começará a dizer a si mesmo que toda essa disciplina e trabalho duro estão valendo a pena, e você estará olhando para sua antiga vida com uma nova mentalidade. re perseguindo o que o destino estabeleceu para você.
Tempos Difíceis VÃO ACONTECER. Você Tem Que Estar Pronto.
É engraçado que no fundo saibamos disso, mas quando os tempos difíceis chegam, sempre nos surpreendemos e nos sentimos chateados.
Não temos nenhum controle sobre o resultado de nada se pensarmos sobre isso. Podemos guiar nossas ações para o resultado desejado, mas se funcionará ou não, às vezes não depende de nós. O destino pode assumir o controle se, por exemplo, você mantiver seu carro em bom estado, mas ele quebrar de qualquer maneira. Você pode estar em um relacionamento incrível e contribuir muito para isso, mas sua outra metade terminou com você por qualquer motivo. Você pode trabalhar duro em seu trabalho, mas ainda assim foi demitido por qualquer motivo
Você provavelmente pode imaginar a provável reação a esses eventos, e é normal. Apenas deixe tudo para fora, na verdade é saudável, mas não fique preso nisso. Na verdade, use esta citação de Epicteto como uma pequena muleta mental: “As circunstâncias não fazem o homem, elas apenas o revelam a si mesmo”.
A verdade é que podemos pensar que o universo está contra nós, mas honestamente, ele tem muito mais a fazer do que arranjar dificuldades para uma única forma de vida. Ele continua avançando e, às vezes, coloca problemas na nossa frente apenas porque pode.
Mas se você começar a olhar para a adversidade de outro ponto de vista, ela não apenas deixará de prejudicá-lo, mas também o beneficiará. Há uma citação popular que diz: “Tempos difíceis tornam homens difíceis”.
Pense que muitas pessoas já passaram pelo que você está passando agora, mas pergunte a si mesmo: que benefício elas obtiveram por estarem com raiva ou deprimidas? Nenhum, absolutamente nada. É normal se sentir assim na hora, é saudável deixar escapar um pouco, mas é muito mais saudável e menos desgastante colocar um sorriso no rosto e deixar sua vida seguir em frente. O que quer que você esteja passando provavelmente não importará em um ano, e só pode afetá-lo se você permitir. Se você continuar deixando esse problema envolvê-lo em sua escuridão, você não deixará o tempo fazer suas coisas e curá-lo!
Então por que não ser diferente? Por que não usar essa adversidade para aprender e evoluir com ela? Anda de mãos dadas com o primeiro passo também, seu subconsciente registra tudo, ensine-o a olhar as adversidades com um ponto de vista novo e muito mais saudável. Tire esse controle da escuridão e da miséria. Não há ninguém na história da humanidade que tenha sucedido por eles, qualquer um que tenha uma abordagem típica da adversidade normalmente tem muito mais dificuldade em resolvê-la.
Os problemas fazem parte do destino e são outra porta de oportunidade
Ele anda de mãos dadas com o passo acima e, continuando, vamos usar esses exemplos. Sempre há algo para tirar de um problema quando ele acontece. Eu quero que você diga “Bom”, quero dizer, realmente diga isso!
Foi demitido do seu emprego? Bom, eu estava infeliz nisso, que tal tentar uma nova carreira? Minha namorada/namorado me traiu? Bom, isso significa que ela não me merecia e isso me mostrou que eu não podia confiar neles. Meu carro quebrou? Bom, significa que há um problema em uma determinada área ou é um motivo para fazer aquelas revisões de manutenção que nunca faço.
Existem vários exemplos na vida de problemas sendo outra porta de oportunidade. Aposto que você pode pensar em alguns se cavar fundo, mas aqui estão alguns exemplos: a comida continua estragando? A geladeira foi inventada. Doenças eram galopantes? As pessoas criaram a vacinação. Precisava atravessar o mar? As pessoas inventaram os navios. Estava frio e escuro? As pessoas descobriram o fogo. Precisava transportar cargas mais rápido e com menos esforço? Sim… a roda. Eu posso continuar e continuar, mas acho que você entendeu.
Eu sei, eu sei, é muito mais fácil falar do que fazer, mas bem, você não tem muitas opções, você pode ficar com raiva ou triste ou adotar uma abordagem muito mais saudável.
A vida é uma mudança e vai parecer sombria, mas vai acabar um dia, então eu pergunto a você, por que perder tempo e esforço em sentir e agir de uma maneira que não irá beneficiá-lo? Tire algum bem desse mal e deixe a vida fazer o seu trabalho, ajude-a dando-lhe as ferramentas certas, que é manter-se feliz e saudável, continue seguindo em frente.
Esses passos são praticamente todas muletas mentais, e não será fácil fazê-los, as emoções humanas são naturais, e uma reação agravada à adversidade é natural, até saudável, apenas deixe um pouco de vapor, está tudo bem, se perder na negatividade agora é quando você tem um problema e é onde essas etapas podem ajudá-lo!
Você não começará a ser virtuoso da noite para o dia. Levará tempo e esforço, mas você perceberá que é uma abordagem muito mais saudável para os problemas da vida. Às vezes, tudo o que precisamos é de outro ponto de vista, mas aqui vou deixar um passo bônus:
Seja grato
Por tudo que você tem agora, você pode achar que não é muito, mas muitas pessoas não têm. Você tem comida na mesa? Você tem pais e pessoas que te amam? Você tem um smartphone ou um laptop que está usando para ler isso? Sim, há muitas coisas que as pessoas dão como garantidas, mas não percebem que são tão importantes e são consideradas básicas e sem sentido. Sim, pratique gratidão com tudo e com todos!
Mas este simples passo fará você olhar para todos os passos acima com uma nova mentalidade, especialmente neste novo momento difícil sobre o qual realmente não podemos fazer muito, mas o pouco que podemos fazer pode ser a diferença em nossa vida ou em muitas outras , você pode até transformar esse problema em uma oportunidade se olhar bem o suficiente, mas por enquanto, passo a passo, pouco a pouco, isso o ajudará a viver uma vida mais tranquila, leve e significativa.