Eram 5 da manhã, poucas horas antes do furacão Ian atingir a Flórida, quando TJ McCormack, 44, se preparou para seguir para o sul de Venice Beach não para escapar da tempestade que se aproximava, mas para enfrentá-la de frente.
Ele mora em Denver e viajou para a Flórida para perseguir a tempestade, embora não seja meteorologista ou jornalista. Ele é um carpinteiro de profissão, mas também um influenciador em ascensão, que acumulou mais de 280.000 seguidores no TikTok, onde publica vídeos de tudo o que acha que as pessoas podem querer ver.
E o que ele sabe que as pessoas querem ver – e o que o algoritmo do TikTok parece favorecer são transmissões ao vivo. Ele foi uma das dezenas de pessoas que transmitiram ao vivo quando ele atingiu a Flórida.
“Sempre que as pessoas me assistem, elas esperam ver coisas autênticas, reais, ao vivo e atualizadas sendo mostradas a elas”, disse em entrevista por telefone na quinta-feira.
Ele está entre as muitas pessoas que encontraram algum sucesso como personalidade do TikTok em meio período. Quando não está fazendo telhados, está trabalhando como consultor de mídia social para empresas que buscam alcançar a mesma viralidade que ele, uma espécie de versão focada nos negócios dos influenciadores de menor escala que se tornaram famosos em comunidades de nicho.
Por meio do TikTok, ele se tornou um pau para toda obra, postando tudo e qualquer coisa para ver o desempenho de seu conteúdo. Cada vez mais, ele disse, seus momentos virais vêm de transmissões ao vivo e vídeos sobre o que está nas notícias. É um caminho que o levou a se tornar uma personalidade no estilo de TV para o TikTok.
“Eu tive mais de 160 milhões de visualizações no último ano e meio. É sempre algo diferente”, disse McCormack. “Eu tinha um vídeo viral sobre as vacinas da Covid. Eu estava no furacão Ida no ano passado e tinha vários vídeos virais lá. Acontece que é o que está na moda no momento em que eu faço o melhor.”
O TikTok já é considerado uma ameaça à TV , com algumas pesquisas mostrando que se tornou uma fonte de notícias crucial para os jovens . E eventos de notícias decolaram no TikTok, principalmente a guerra na Ucrânia e a Suprema Corte derrubando Roe v. Wade.
O recurso de transmissão ao vivo do TikTok também se mostrou popular. A empresa disse que um estudo da Ipsos, uma empresa de pesquisa de mercado, descobriu que 1 em cada 5 usuários assistiu a transmissões ao vivo no aplicativo e que 62% desse grupo assistiu a uma transmissão ao vivo todos os dias. Atualmente, o TikTok conta com mais de um bilhão de usuários mensais.
A popularidade das notícias e transmissões ao vivo no TikTok significa que pessoas como ele podem estar no terreno tão rapidamente quanto as principais organizações de notícias, geralmente apenas com seu smartphone, McCormack disse que isso dá a seus vídeos uma sensação crua e não filtrada.