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10 dicas para pequenas empresas

Na maioria dos casos, as pequenas e médias empresas são as mais vulneráveis ​​a recessões econômicas e cenários de inflação como o atual.
No entanto, existem certas diretrizes e serviços, como a conta comercial, que podem ser usados ​​para melhorar o desempenho dos negócios e fornecer uma base sólida para o crescimento.

Como melhorar a gestão da minha empresa

A gestão empresarial representa um dos  aspectos fundamentais de qualquer atividade econômica ou produtiva .
No âmbito da administração de empresas, as diferentes atividades da organização são realizadas em termos de  planeamento ,  organização ,  gestão  e supervisão de recursos .
Precisamente por isso, independentemente das características da empresa ou do ramo económico em que se inscreve a sua atividade,  uma gestão correta pode ser a diferença entre o sucesso e o insucesso.
Isto é especialmente verdade no caso de pequenas empresas, que muitas vezes encontram muitas dificuldades  durante os primeiros anos de existência .

Dicas para melhorar o desempenho da empresa

Para melhorar o desempenho de nossa empresa, há uma série de dicas altamente eficazes que podem ser aplicadas  sem a necessidade de fazer um grande investimento.

Defina metas de curto, médio e longo prazo

Uma das melhores maneiras de estabelecer a ordem e melhorar o desempenho dos negócios é  estabelecer metas claras e realistas .

Esses objetivos devem considerar o  horizonte de tempo e originar  decisões estratégicas eficazes para alcançá-los:

  • Objetivos estratégicos  que são orientados para o longo prazo e que afetam a organização como um todo.
  • Objetivos táticos de médio prazo, de dois e três anos, que correspondem a cada área ou departamento e devem estar alinhados com os objetivos estratégicos.
  • Objetivos operacionais  que se desenvolvem a curto prazo que respondem à gestão específica das operações regulares.

Análise envolvente

Esta é uma tarefa fundamental que deve ser realizada periodicamente para conhecer a  situação do mercado,  o sector industrial em que a nossa atividade se insere e a posição que a nossa empresa ocupa  no mesmo .

Essa análise deve ser retroalimentada para atualizar objetivos e estratégias de gestão.

Existem muitos métodos que podem ser utilizados para entender nosso ambiente, dentre os quais o mais simples de aplicar e eficaz em seus resultados é a  análise SWOT : ou seja, conhecer as  Forças e Oportunidades de nossa empresa , bem como as  Fraquezas  e Ameaças que ela rostos.

analise empresarial

Planos de negocio

O plano de negócios constitui o documento no qual será estabelecido um horizonte temporal para  orientar os esforços específicos da organização e estabelecer prioridades a curto, médio e longo prazo: aumentar a estrutura da empresa, entrar em um novo mercado, produzir um novo produto, oferecer um novo serviço, etc.

Os objetivos mencionados devem gerar uma série de decisões de natureza estratégica para as diferentes áreas da empresa: marketing, contabilidade, área comercial, etc.

Essas decisões devem ser específicas e os objetivos das diferentes áreas devem ser comunicados de forma confiável com base em um objetivo global de médio ou longo prazo.

Comunicação e local de trabalho

Todas as ações em relação ao planejamento estratégico são inúteis se houver falha na comunicação efetiva com os diferentes gestores das áreas da organização .

Portanto, eles devem conhecer seus próprios objetivos, mas também como eles se relacionam globalmente.

Da mesma forma, é aconselhável promover um ambiente de trabalho com motivações e estímulos claros para o crescimento conjunto: se possível, estabelecer benefícios e recompensas pelo desempenho permite que gerentes e funcionários melhorem sua determinação e desempenho.

Contas bancárias e serviços

É claro que a capacidade operacional, a gestão econômica e o planejamento financeiro requerem ferramentas que permitam gerenciar recursos.

Atualmente existem muitas contas para empresas sem taxas ou juros  que permitem reduzir o custo de gestão e otimizar o seu desenvolvimento.

Isso também permite um controle rigoroso do fluxo de capital de giro e dos prazos de vencimento dos pagamentos diferidos.

Esse controle é efetivado a partir de uma planilha econômica na qual são registradas as movimentações do dinheiro, e uma planilha financeira que registra os pagamentos pendentes e as faturas.

Relações sociais e associações coletivas

Ao operar em um mercado e setor industrial definido, é muito útil conhecer os demais atores do ambiente .

Trabalhar em rede com empregadores, fornecedores, clientes e outros pode beneficiar nossos negócios de várias maneiras e até mesmo levar a parcerias lucrativas.

Da mesma forma, associações coletivas  como uma câmara de comércio ou um sindicato de empresas de um setor garantem que nossos interesses sejam mais bem representados e que múltiplas empresas tenham capacidade de negociar coletivamente.

Perfil do cliente e público-alvo

Dentro da área de marketing, o público-alvo se constitui como o segmento da população  para o qual nossos produtos ou serviços são direcionados .

Por isso, é fundamental conhecer suas características, expectativas e necessidades.

A melhor forma de identificar o nosso público-alvo é definir diferentes perfis que se adequem às suas circunstâncias e necessidades habituais e avaliar como responderiam aos nossos produtos e serviços.

Estabeleça prioridades e cenários adversos

Uma ótima maneira de manter uma empresa no seu melhor é definir  prioridades e testar diferentes estratégias em cenários realistas .

Ter diferentes opções de operação e determinar prioridades nos permitirá reduzir o risco de eventos imprevistos e a capacidade de adaptação às circunstâncias.

Uma das melhores maneiras de atingir esse objetivo é determinar  quais clientes são mais importantes  e, assim, garantir que os mantenhamos : adicionar um cliente geralmente representa um custo cerca de dez por cento maior do que manter um anterior, portanto, a atenção a eles não deve ser negligenciado.

Disponibilidade de software e tecnologia

Hoje existem muitas  ferramentas e programas de gestão  que são essenciais para melhorar o desempenho da empresa. Estes são relativamente baratos e podem ser implementados imediatamente.

Os chamados sistemas ERP ou CRM  simplificam significativamente as diferentes tarefas de gestão —contabilidade, tesouraria, faturação, etc.— e permitem manter um controlo rigoroso dos recursos e do fundo de maneio da empresa em tempo real e à distância.

Branding  e marketing digital

Por fim, uma ótima dica para pequenas empresas é investir em marketing digital e branding.

De fato, o comércio online e as redes sociais representam uma oportunidade muito importante para  atingir um público de massa .

Para isso, um  processo de branding  profissional é essencial para que nossa empresa se destaque das demais e para que os clientes afirmem sua preferência por nossos produtos e serviços.

Se possível, um orçamento fixo deve ser dedicado a esse tipo de atividade de marketing digital.

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