Menu

A nova maneira de se conectar com outros profissionais de SEO

Com os desenvolvimentos recentes no Twitter, você deve ter ouvido falar sobre o Mastodon nas notícias. Talvez você já tenha se juntado para protestar ou encontrar uma alternativa.

Embora você possa usar o Mastodon como uma alternativa ao Twitter, esse requisito não existe.

Este artigo discutirá como os profissionais de marketing digital podem ingressar no Mastodon, o que esperar e como usá-lo. Também destacarei algumas dicas para facilitar a absorção do fluxo de informações no Mastodon.

O que é Mastodonte?

O Mastodon se descreve como uma “plataforma de mídia social descentralizada, gratuita e de código aberto”.

Página inicial do Mastodon
Página inicial do Mastodon

Possui recursos de microblogging como o Twitter, mas em uma infraestrutura descentralizada denominada fediverso (ou universo federado). Embora pareça muito com o Web3, é apenas semelhante e não exatamente o mesmo.

Mastodon.social - Explorar feed
Feed de Exploração do Mastodon

O Mastodon é gratuito para o usuário médio, mas como sempre as coisas são um pouco mais complicadas, que irei detalhar abaixo.

Dica: Se você decidir trocar o Twitter pelo Mastodon (por qualquer motivo), não exclua sua conta. Em vez disso, mantenha sua conta do Twitter e defina-a como privada, para evitar que pessoas mal-intencionadas reivindiquem seu antigo identificador do Twitter e finjam ser você.

Vale a pena aderir?

A resposta depende da sua situação pessoal – mas pense bem.

Se você (ou sua empresa) já está presente no Twitter ou em outras comunidades relacionadas a SEO no Reddit, Slack, Facebook, LinkedIn e Comunidade de Ajuda da Central de Pesquisa do Google, por que não se juntar ao Mastodon e estabelecer uma presença lá?

No Mastodon, como em todas as outras plataformas de discussão, os SEOs se reúnem e discutem tópicos relacionados ao marketing de busca. Você não precisa participar, mas é livre para participar.

Muitos SEOs já estão lá, incluindo Googlers como John Mueller, Danny Sullivan, Lizzi Sassman, Gary Illyes e Martin Splitt. Em outras palavras, você provavelmente ouvirá mais sobre as coisas que foram ditas no Mastodon no futuro.

Como faço para participar?

Antes de começar, é importante entender como funciona o microblog descentralizado.

Simplificando, em vez de ter uma entidade (por exemplo, Facebook ou Twitter) executando todos os servidores e controlando todos os dados, qualquer pessoa pode configurar um servidor para hospedar o Mastodon para si, exclusivamente para suas organizações ou para que outros participem.

Devido a essa natureza descentralizada, ao contrário de ter um identificador semelhante ao Twitter (ou seja, @username), seu identificador Mastodon deve incluir um nome de host do servidor (por exemplo, nome de domínio) e ficará assim:

Para comparação:

  • Meu identificador do Twitter é @filiwiese.
  • Enquanto meu punho Mastodon é @[email protected]enquanto:
    • @fili é o nome de usuário.
    • @seo.chat é o nome do host do servidor.

O nome do servidor torna-se parte de sua identidade. Dito isso, é importante observar que você pode alternar livremente entre os servidores enquanto redireciona os identificadores mais antigos para o novo identificador no novo servidor.

Um princípio importante do Mastodonte é que vocês são responsáveis ​​pelos seus dados. Seu conteúdo será indexável para mecanismos de pesquisa no site público do servidor que você escolher.

A URL do seu perfil Mastodon ficará assim:

  • https://server-name/@username

(Ou no meu caso: https://seo.chat/@fili)

Novamente, [server-name] é o nome do host do servidor Mastodon ao qual você se juntou.

Muitas vezes, quando você clica nos links do perfil, pode acabar no perfil do usuário, em vez do identificador.

Você pode ver o identificador exibido sob o nome de usuário no perfil.

Você pode usar identificadores para seguir os usuários se não estiver no mesmo servidor Mastodon. Basta copiar o identificador e colá-lo na caixa de pesquisa nos aplicativos Mastodon.

Onde eu associo?

Você pode optar por hospedar seu próprio servidor em seu próprio domínio, para que seu identificador inclua sua própria marca. Pesquise por “Hospedagem Mastodon” para encontrar um host gerenciado de sua preferência.

Observe que, devido à situação atual, muitos provedores de hospedagem Mastodon gerenciados não aceitam novos clientes no momento, pois estão processando uma lista de pendências e melhorando sua infraestrutura.

Como alternativa, você pode ingressar em um servidor existente. Muitas vezes, você pode precisar solicitar a adesão. Isso é para reduzir o spam e evitar que os servidores sejam sobrecarregados inesperadamente devido ao aumento da demanda.

O Mastodon está vendo um grande fluxo de novos usuários, então pode ser um desafio encontrar um bom servidor para ingressar. Existem alguns servidores da comunidade de SEO dedicados e populares em rápido crescimento já em funcionamento.

Se você quiser abrir mão do trabalho de configurar seu próprio servidor Mastodon (mesmo que apenas por enquanto), você pode ingressar em um dos seguintes servidores da comunidade de SEO (gratuitamente):

SEO.chat

SEOcommunity.social

seommunity.com (focado no idioma espanhol)

Você pode ingressar em qualquer outro servidor Mastodon e ainda participar das discussões de SEO.

Eu recomendo escolher um nome de servidor curto e memorável, algo com o qual você possa se identificar. Conforme mencionado, torna-se parte de sua identidade Mastodon online.

Observação: Você não precisa selecionar o servidor Mastodon mais popular para discutir SEO. Não importa qual servidor você usa para acessar e estar ativo na rede Mastodon. Basta escolher um servidor com um nome que você possa digitar facilmente.

Se você ingressar em um servidor Mastodon existente, certifique-se de ler as regras da comunidade (isso é importante!).

Quando possível, doe para o administrador do seu servidor, pois eles pagam por todo o tráfego e serviços associados ao seu identificador e atividade do Mastodon, geralmente do próprio bolso.


Obtenha a newsletter diária em que os profissionais de marketing de busca confiam.


Mais alguma coisa que eu precise saber sobre o Mastodon?

Uma vez que você se juntou ao Mastodon, há alguns fatos rápidos para saber. Aqui estão alguns:

  • Não há anúncios.
  • Você pode mover de qualquer servidor a qualquer momento, você está no controle de seus dados.
  • Você precisa seguir as pessoas para ver o conteúdo de seus colegas.
  • O uso de listas é recomendado.
  • Existem emojis personalizados, dependendo das configurações de cada servidor.
  • A alimentação caseira é uma mangueira de incêndio, onde você facilmente desce pela toca do coelho e pode se perder.
  • As mensagens diretas não são criptografadas (ao contrário do Twitter) e não são realmente privadas (devido à natureza descentralizada da rede). Em vez disso, use e-mail, de preferência com Pretty Good Privacy (PGP) para privacidade real.
  • Postagens são chamadas de “toots”.
  • Mastodonte é não o mesmo que o Twitter, nem pretende substituir o Twitter.

Devido à falta de intenção comercial (por exemplo, promover conteúdo por uma taxa e/ou anúncios) e a implementação de regras de moderação da comunidade às quais os usuários devem aderir (para evitar serem banidos de seus respectivos servidores), a experiência geral de muitos profissionais de marketing digital no Mastodon tem sido:

  • “Refrescante.”
  • “[L]Eu gosto de começar de novo sem todo o barulho.”
  • “[T]conversar[ing] sobre as coisas reais novamente sem ser inundado com conteúdo promocional.”

Acabei de entrar, então como participo das discussões de SEO?

Hashtags são tudo

Mastodon é um pouco diferente do Twitter em termos de discussões. Se você não o hash, a maioria das pessoas não o verá.

Ele pode aparecer no feed inicial de pessoas que seguem você, mas o mesmo acontece com muitos outros “toots”. Se você quer ficar visível e participar das discussões, faça um hash em tudo o que você postar no Mastodon!

Siga outros SEOs

Em seguida, comece seguindo as pessoas de SEO que estão na plataforma. Você pode baixar a lista de SEOs no Mastodon mantida por Jon Henshaw. Siga as instruções para importar a lista para sua conta Mastodon.

Personalize a interface do usuário

Ao fazer login no servidor de sua escolha, por padrão, você terá uma interface semelhante a outras plataformas de microblogging.

Dito isso, você tem uma opção nas configurações da conta para exibir a interface da web avançada. Para profissionais de marketing e usuários avançados, essa é uma interface ideal, pois é carregada como um PWA em seu navegador e se parece bastante com o Tweetdeck.

Na interface avançada, você pode criar colunas – incluindo pesquisas.

Uma opção interessante é combinar várias pesquisas em uma coluna.

  • Primeiro, procure por uma hashtag (por exemplo, #seo) e, em seguida, fixe essa pesquisa.
  • Em seguida, vá para as configurações desta pesquisa fixada (no canto superior direito) e selecione “Incluir tags adicionais para esta coluna”.
  • Por fim, adicione quaisquer hashtags adicionais à pesquisa “Qualquer um destes” (por exemplo, #google e #search).
  • Agora a coluna inclui postagens para todas as três hashtags combinadas.

Monitorar hashtags

Por fim, devo enfatizar novamente:

  • Verificar e monitorar a hashtag #SEO é importante para participar das discussões de SEO no Mastodon.
  • Assim como marcar seus próprios posts relacionados a SEO.

Mais algumas dicas (fedi)

Tornando-se um mestre Mastodonte

Ao se acostumar com a plataforma e postar mensagens, fique atento às postagens com a hashtag #feditips.

Essas postagens ajudarão você a melhorar o uso do Mastodon em todo o seu potencial.

Aplicativos de gerenciamento

Embora haja vários aplicativos (móveis) diferentes, não há muitos aplicativos avançados disponíveis para gerenciar muitas contas com funcionalidade de agendamento e planejamento integrada.

Mas, à medida que a adoção cresce, suspeito que várias ferramentas populares de gerenciamento de mídia social estenderão seus serviços para incluir o Mastodon.

Se ainda não o fizeram e você deseja que o façam, faça um ping e peça que o façam. Muitas vezes eles só precisam de um empurrãozinho.

Enquanto isso, para os geeks entre nós, existe uma API que você pode utilizar e muitas bibliotecas estão disponíveis em diferentes linguagens de programação, como Python, que você pode usar para planejar e agendar programaticamente suas próprias postagens.

Verificando identidades

Ao contrário do Twitter, você faz não precisa pagar para verificar. Na verdade, você se auto-verifica.

Para fazer isso, você precisa adicionar seus sites à sua conta Mastodon e adicionar um rel="me" link de volta para o seu perfil no site da sua (empresa), como um link:

  • <a href="https://searchengineland.com/your-profile-url" rel="me" >Mastodon</a>

Ou como um elemento de link no cabeçalho HTML:

  • <link href="seu-perfil-url" rel="me" />

Isso deixará o link em seu perfil verde com uma pequena marca, para confirmar que você verificou sua identidade.

Além disso, John Mueller escreveu dois grandes rabiscos sobre:

Emojis personalizados

Dependendo do servidor que você ingressar, você pode usar diferentes emojis personalizados. Estes são carregados como códigos de acesso como:

Quando categorizados, eles também estão disponíveis no menu de seleção de emojis.

Exemplo de emojis relacionados a SEO/tecnologia em SEO.chat
Exemplo de emojis relacionados a SEO/tecnologia em SEO.chat

Isso é tudo?

Não. Há muito mais sobre Mastodon e este artigo apenas arranha a superfície.

Isso me lembra muito o Twitter e o microblog nos primeiros dias.

Então, devo aderir?

Por que não?

Como profissional de marketing digital, aproveite a oportunidade de experimentar um novo canal de comunicação e aprender sobre plataformas descentralizadas.

Isso substituirá tudo no Twitter? Provavelmente não.

Isso significa que é uma perda de tempo? Provavelmente não, porque algumas pessoas (e suas conversas) estarão apenas no Mastodon e/ou principalmente.

Não perca e junte-se hoje.


As opiniões expressas neste artigo são do autor convidado e não necessariamente do Search Engine Land. Os autores da equipe estão listados aqui.


Novidades no Search Engine Land


Sobre o autor

Fili Wiese

Fili é um renomado especialista em SEO técnico, ex-engenheiro do Google e líder técnico sênior na equipe de qualidade de pesquisa do Google. Na SearchBrothers, ele oferece serviços de consultoria de SEO com auditorias de SEO, workshops de SEO e recupera com sucesso sites das penalidades do Google. Fili também é um palestrante frequente na SMX e outros eventos de marketing online.

Fonte

Avalie post
– Advertisement – BuzzMag Ad
Leave a Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *